GMT-Master II Ref.16710 foi produzido de 1990 a 2007. É a segunda geração do GMT-Master II. Está equipado com Cal.3185 e o falecido Cal.3186. Os engastes são preto, vermelho-preto, vermelho-azul e vermelho. O azul foi adicionado em meados de 1999. Além disso, o anel vermelho e preto da Coca desapareceu completamente da linha de produção da Rolex após a produção da Ref. 16710 foi descontinuado. Com o recente surgimento de vários novos modelos, tem atraído cada vez mais atenção. A próxima coisa a compartilhar é o GMT-Master II Ref. 16710, produzido em 1991. Naquele ano, era um dos primeiros modelos com fivela única luminosa de trítio que era muito popular como relógio quase antigo. O número de série do relógio começa com a letra N (correspondente ao ano de 1991) e a luneta é um anel de cola vermelho e preto.
Olhando para trás, para a série GMT-Master II produzida após a Ref. 16760, Ref. 16710 no início da década de 1990 é o mais atraente com seu círculo vermelho e preto com fivela única luminosa de trítio. Os colecionadores que brincam com replicas relógios há muito tempo devem saber que o Ref. 16710 era mais popular com moldura preta até o final da produção. A moldura por si só era relativamente fácil de comprar no passado, por isso muitas foram substituídas por pretas. Relógios com moldura, mas agora, como o GMT atual não tem moldura vermelha e preta, a moldura vermelha e preta chama mais atenção.
A seguir, vamos dar uma olhada no mostrador da Ref. 16710. A luz luminosa do trítio se desvaneceu em uma bela cor creme, fazendo com que o conjunto pareça um relógio antigo. Devido à pintura, muitos mostradores terão pequenas partículas acidentadas nesta época. Este está em boas condições. Embora você ainda possa ver pequenos arranhões com uma lupa, esses detalhes podem ser ignorados. Muitos dos ponteiros luminosos serão substituídos pelo Super Lunminovo (uma tinta luminosa que foi descontinuada após o trítio luminoso). O ponteiro dos segundos utilizado no período inicial permanece em seu estado original sem substituição.
Quase não há marcas de polimento graves na caixa do relógio. O grau de polimento parece ter sido ligeiramente polido apenas uma vez. Recomenda-se mantê-lo em sua condição original ao se deparar com situações semelhantes.
A parte preta da moldura desbotou ligeiramente, enquanto a parte vermelha permanece brilhante. Alguns dados dizem que os números originais da moldura desta época eram serifados. Você também descobrirá que, se verificar os folhetos da época e o catálogo da Japan Watch Import Association, a fonte na moldura não possui serifas. Essa parte que merece um estudo mais aprofundado também é um dos encantos da Rolex. A moldura também não tem um polimento óbvio como o case, e tocar nas engrenagens com os dedos pode até ser um pouco doloroso.
A pulseira rígida de 20 mm das pulseiras 78360 com o número 501B. As peças de ligação da tira não estão soltas. O código da fivela é R. Com uma pequena diferença de ano, uma única fivela também é linda. Não limitados à Ref.16710, os modelos desportivos desta época terão diferenças individuais substanciais nas mudanças no mostrador ao longo dos anos. Algumas cores luminosas de trítio mudam de cor e outras não mudam de cor. A descoloração também terá vários efeitos. O mostrador também se deve à pintura. A razão é que muitas vezes são produzidas pequenas partículas acidentadas. A luz luminosa de trítio da Ref.16710 compartilhada desta vez se transformou em uma bela cor creme com cor uniforme. O mostrador é limpo, o ponto na ponta do ponteiro dos segundos e a fivela única da pulseira (ambas Ref. .16710 características dos primeiros modelos) representam a década de 1990 e o design é encantador.